sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Hoje o dia é dela

Dia de Nossa Senhora da Conceição
Dia também de mamãe Oxum

08 de dezembro

Façam seus pedidos

Oxum é sincretizada em Nossa senhora da Conceição, ambas homenageadas no dia 08 de dezembro e ligadas à maternidade.

Oxum

Oshun, Ọsun ou Oschun, segundo o povo Yoruba, é um orixá feminino, seu nome deriva do rio Ọsun e na Umbanda é a Orixá da Água Doce. Guardiã de todas as águas doces, rios, cachoeiras, lagos, e também das minas de ouro e riquezas do sub-solo.

Oxum é guardiã da água e da vida em sua mais tenra manifestação, sendo ela a  protetora da maternidade.

Oxun sincretiza-se com várias Nossas Senhoras representadas em imagens com querubins aos seus pés. Um dos sincretismos mais conhecidos é com Nossa Senhora da Conceição, celebrado no mesmo dia.

Saudação a Oxum: Ora yê yê ô Mamãe Oxum!!

Nossa Senhora da Conceição

No Brasil é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa no dia 8 de dezembro, dia de N.Sra. da Conceição, santa protetora das gestantes, como início dos ritos preparatórios para o dia do nascimento de Jesus.

A devoção e invocação de Maria como Virgem da Conceição, isto é, “Virgem sem Pecado Concebida” é muito antiga na igreja. A Imaculada Conceição de Maria é um dogma da Igreja Católica Romana.

Saiba mais sobre Oxum

Culto a Oxun – cores, saudação, oração – O culto a Oxun é um dos mais requintados da Umbanda pois esta é uma orixá ligada a riqueza e exuberância, e seu culto não poderia ser diferente.

Pedidos a Oxun – Rainha das Cachoeiras – Oxum“Rainha das Cachoeiras”orixá do amor, do encanto e das ligações amorosas homenageamos em 08 de dezembro. Ajuda-me Oxun, traga a felicidade no amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.